O consumo regular de leite remonta ao tempo da pré-História, mais concretamente ao Neolítico, momento em que os nossos antepassados deixaram de ser nómadas. Este hábito de consumir leite, mantem-se até aos dias de hoje, dada a sua importância para o crescimento, desenvolvimento e manutenção do organismo.

Na antiguidade, o consumo de leite estava limitado à utilização de leite fresco, pois este era um alimento perecível. Porém, no seculo XX, o aparecimento da pasteurização e ultrapasteurização, permitiu que este passasse a ter uma validade mais alargada, sem perder qualidade, e assim tornar-se um alimento mais acessível a todos.

A partir do leite, pode-se produzir derivados, como o iogurte, queijo, manteiga, natas, molhos, chantilly e leite condensado, que podem ser usados tal e qual ou usados na confeção das mais diversas receitas culinárias.

Os produtores associados da cooperativa produzem leite de qualidade comprovada, cumprindo todos os requisitos legais em vigor. Este leite é posteriormente recolhido pela Agros e tranformado e comercializado pelo Lactogal.

O percurso percorrido por este alimento desde a produção até à comercialização é feito com recurso aos mais modernos procedimentos, garantindo que toda a qualidade do leite é mantida da origem até ao consumidor final.

FENALAC

A FENALAC – Federação  Nacional das Uniões de Cooperativas de Leite e Lacticínios – é a entidade que representa o sector lácteo cooperativo nacional, sendo constituída por quatro grandes organizações cooperativas:  Agros, Proleite, Lacticoop e Serraleite. Esta organização tem por missão defender os direitos e interesses das associdas, promover a informação, a assistência e o estudo sobre o leite e participar ativamente na formulação e aplicação da legislação sectorial, assim como promover o consumo de leite nacional.

Campanha financiada com a contribuição da União Europeia

Consulta Folhetos